Governanças de Inovação começam a mudar a economia de Londrina
Claudio Osti
0

Governanças de Inovação começam a mudar a economia de Londrina

Por Marcus Gimenes

Na última semana participamos de dois eventos importantes durante a ExpoLondrina 2022. Na quarta-feira (6) tivemos o Café Inovemm 2022 especial, com o tema: Transformando Ideias em Produtos Inovadores no Setor EletroMetalMecânico.

E nele tivemos palestras com Silvana Kumura – Gestora do Instituto Senai de Tecnologia, e João Maximiliano – Gerente de Projetos da TATILFish, um case que está fazendo muito sucesso.

O projeto, foi iniciado dentro da Aceleradora Go SRP Agritech, na Sociedade Rural do Paraná, que tem a participação do Sebrae, Senai e o apoio das diversas governanças de inovação da cidade. Ele é constituído por um aplicativo para smartphone ou computador, e uma estação de monitoramento instalada em tanques de peixe com o objetivo de captar informações sobre a qualidade da água, especialmente, temperatura e nível de oxigênio dissolvido. Essas informações são monitoradas, via aplicativo, facilmente pelo gestor do negócio.

Já na sexta-feira (8), tivemos a apresentação de todas as governanças em atividade em Londrina – Inovemm, Agro Valley, APL de TIC, Comércio in Foco, Governança de Instituições de Ensino de Londrina, Integra, Lavi, Icon, Núcleo de Turismo e Sallus. Cada uma delas teve cinco minutos para expor os trabalhos realizados e as ações previstas para o curto e médio prazo.

As governanças de inovação foram criadas há alguns seguindo uma proposta de sucesso já consolidada em Florianópolis que mudou a economia da capital de Santa Catarina.

E, em Londrina também tem dado bons resultado já que os diversos setores da nossa economia não só passaram a conversar mais entre si, mas também com os demais, buscando soluções em conjunto que ajudam a desenvolver a economia como um todo.

É importante ressaltar que a indústria desde sempre tem por característica ser inovadora, seja em processos de gestão, busca de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos.

E o Inovemm, a nossa governança, nasceu com este objetivo estratégico. A indústria EletroMetalMecânica é estratégica e tem um peso considerável na economia. É o setor que mais paga impostos.

Isso, inclusive, foi bem apresentado pelo MasterPlan de Londrina que mostrou que a industrialização é fator chave para o sucesso do município e das 72 cidades ao redor de Londrina.

Por isso a participação nestes eventos que ocorreram na Expo Londrina foi tão importante, para mostrar não só aos empreendedores, mas a toda a população como é essencial que todos os segmentos da economia se conversem e contribuam uns com os outros para o crescimento da região.

{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Precisando de Ajuda?